Por quê tanta gente quer ser jornalista?
- contato96933
- 28 de abr. de 2009
- 2 min de leitura
Com o título deste post, Ricardo Kotcho começou o seu texto na revista Brasileiros .
Para quem quiser ler tudo, é só clicar no link.
Eu separo aqui, algumas partes do texto.
O jornalista inicia seu raciocínio com uma pergunta um tanto quanto intrigante:
por que tanta gente quer ser jornalista, exatamente neste momento em que se anuncia a morte dos jornais e a nossa profissão é tão criticada pelo conjunto da sociedade?
Escolher fazer jornalismo é diferente do que decidir seguir Medicina ou Direito, por exemplo.
E não falo pelo curso e conteúdo em si, mas porque exige-se do recém jornalista que ele tenha contato com a profissão muito antes da faculdade. Não se espera de um futuro médico, que antes de entrar na faculdade, já tenha feito curativos em parentes ou assistido a cirurgias em hospitais da região.
Mas do estudante de jornalismo, espera-se que ele já tenha escrito para o jornal da sua cidade, tenha um blog, reportagens publicadas e uma agenda cheia de contatos. Não fazer estágio na faculdade de jornalismo então, é marcar bobeira.
Aconselho, inclusive, que o estágio comece logo no primeiro ano do curso; diferente de outras faculdades em que não há problemas em iniciar o primeiro trabalho no terceiro ano.
Pode parecer assustador mas ao fim do curso, é preferível também que o estudante já que tenha em mente suas áreas de interesse, e (muita) experiência em pelo menos uma área (web/impresso/rádio/tv).
Com o mercado competitivo, ganha quem tiver um bom currículo em mãos.
E surge novamente a pergunta: Por quê tanta gente quer ser jornalista?
Para Kotcho "aquela velha história de idealismo, compromisso social, mudar o mundo, e todos os sonhos dos (seus) tempos de estudante, acabou. A grande maioria quer mesmo é se dar bem, fazer sucesso e ganhar uma boa grana, sem saber como."
Não acho que quem faz jornalismo, pensa em ganhar muito dinheiro. Não vou cair na questão se o jornalista ganha bem ou não, mas o fato é que esse definitivamente não é um dos atrativos da profissão.
Talvez nem todos os estudantes pensem no idealismo da profissão, mas o mínimo que se espera é que este aluno tenha vontade de prestar um serviço a sociedade: a de levar informação e conhecimento de maneira ética e competente.
Nem todos têm essa vontade, mas aqueles que querem o 'sucesso' (o que para esta jornalista é igual a 'ser feliz' ) não há como atingí-lo sem motivar-se pelo desejo de informar o público.
E afinal, Por quê tanta gente quer ser jornalista?
Muitos vão mesmo pelo brilho da profissão, pela vontade do 'aparecer'. Outros começam sem saber e acabam descobrindo ao longo do tempo, ou então desistem e seguem outro caminho.
De tudo, resta uma coisa. Hoje, mas do que qualquer época, as possiblidades para um recém-formado são diversas. A internet trouxe opções para o jornalista ser o dono do seu negócio.
Quem quer mesmo ser jornalista, tem vontade de trabalhar e se arrisca, jamais ficará sem emprego. Pelo menos não por muito tempo.






Comentários